Que forma é o cubismo?

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Victoria Wang número 31 6F Definição do Cubismo

Boccioni-Dinamismo
Cubismo

O cubismo é o movimento das artes plásticas, mas sobretudo o da pintura.
Ele foi uma revolução estética e técnica tão importante para a Arte Ocidental quanto o Renascimento, ocorreu no período de 1907 a 1914, ou seja no século XX.
O cubismo significa vários ângulos diferentes mostrando ao mesmo tempo, também eliminam a
tridimensionalidade deixando a pintura achatada. Retratam formas geométricas, como cubos e cilindros, que fazem parte da estrutura de figuras humanas e de outros objetos que pintam. Por isso o movimento ganha ironicamente o nome de cubismo.

Pablo Picasso, Max Jacob, Juan Gris, o grupo do "Bateau-Lavoir , que além desses, compreende Guillaume Apollinaire, André Salmon, Maurice Raynal, Gertrude Stein , Leo Stein, entre outros. Distinguiram no desenvolvimento do Cubismo a fase cézanniana (1907-1909), uma fase analítica (1910-1912) e uma fase sintética (1913-1914).O cubismo se divide em três partes, o cubismo cézanniano, o cubismo analítico e o cubismo sinético
O cubismo cézanniano ou cubismo pré-analítico foi a fase que iniciou o movimento do cubismo, esta fase foi fortemente marcada pela obra de Cézanne, mas sobretudo as formas e planos de cor, que influenciou a análise de paisagens e objetos.
O cubismo analítico conhecido também como Zaughne é uma fase mais evoluída do cubismo cézanniano, desenvolvido separadamente por Pablo Picasso e Georges Braque, assim esse cubismo é o mais abstrato possível que possa imaginar.
O cubismo sintético buscou realçar mais a imagem real do objeto tornando as cores mais fortes e as formas mais decorativas.
Links acessados:
http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo1/construtivismo/cubismo/index.html
http://www.grupoescolar.com/materia/cubismo.html
http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/interna_hpg4.html
http://www.bepeli.com.br/cubismo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo_sint%C3%A9tico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo_anal%C3%ADtico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo_c%C3%A9zanniano
Victoria Wang nº31 6F

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pablo Picasso


PABLO PICASSO

Pablo Picasso nasceu no dia 25 de outubro de 1881 e foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, mas também desenvolveu a poesia. Garçon à la pipe
Ele é considerado um dos artistas mais famosos de todo o mundo.Ele também é conhecido por ser o co-fundador do Cubismo.
Em Madrid, seu quadro Ciencia y Claridad recebe menção honrosa e Costumbres de Aragon recebe prêmios em Madrid e Málaga (sua cidade natal).
Outro de seus mais famosos quadros é Garçon à la pipe.
Picasso morreu no dia 8 de abril de 1973 na França.

CURIOSIDADE:


Seu nome verdadeiro é Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.

Feito por : Ana Laura V.M.Leme, n° 02, 6°F

FINALIZAR O ROMANTISMO