Que forma é o cubismo?

domingo, 7 de novembro de 2010

Fernand Léger - Biografia





Fernand Léger nasceu em Argenta, Normandia, dia 4 de fevereiro de 1881 e morreu em Gif-sur-Yvette, Seine-et-Oise, dia 17 de agosto de 1955. Estudou arquitetura em Caen a partir de 1897, mudando-se para Paris em 1900. Em 1903 entrou para a Escola de Artes Decorativas, passando a freqüentar academias livres e a dedicar-se à pintura.
Léger se sente atraído por Cézanne, que afirmava poderem todas as figuras naturais se transformarem em geométricas, ponto de partida do Cubismo. Por volta de 1910, Léger faz parte do grupo de intelectuais que haveriam de revolucionar a arte francesa: Apollinaire, Max Jacob, Blaise Cendrars, Reverdy, André Salmon e Robert Delaunay, principalmente.The Wedding entre 1991 e 1912
Nesse período descobre ainda a pintura de Henri Rousseau e os primitivos, que o influenciarão.
Nesse quadro, como em "Mulher de azul", que marcam o apogeu da fase cubista do pintor, já se podem perceber as características pessoais, que o distinguem do movimento. Léger se preocupa mais com o aspecto sensorial do tema do que com a rigorosa análise cubista da relação espaço-objeto. Liga os objetos tubulares, geometricamente cortados, a elementos naturalistas do ambiente, através de formas ligeiramente arredondadas e amplas, cujas cores contrastantes lhes revelam o dinamismo.


Bibliografia:


1- http://www.wikipedia.com.br/


2- http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2005/05/lger-fernand-cubismo.html









Raffaela G. Cesar, nº 26