Que forma é o cubismo?

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Joseph Mallord William Turner um grande artista de romantismo

Um dos melhores artistas da paisagem foi J.M.W. Turner, cujo trabalho foi exibido quando ele ainda era um adolescente. Sua vida toda foi dedicada à sua arte. Ao contrário de muitos artistas de sua época, ele foi bem sucedido ao longo de sua carreira.

Joseph Mallord William Turner nasceu em Londres, Inglaterra, em 23 de abril de 1775. Seu pai era um barbeiro. Sua mãe morreu quando ele era muito jovem. O menino recebeu pouca escolaridade. Seu pai lhe ensinou a ler, mas esta foi a medida de sua formação, exceto para o estudo da arte. Com a idade de 13 anos, ele estava fazendo desenhos em casa e exibindo-os na janela da loja de seu pai.

Turner tinha 15 anos quando recebeu uma honra rara: um de seus quadros foi exibido na Royal Academy. Na época ele tinha 18 anos ele teve seu próprio estúdio.

Rapidamente ele conseguiu uma excelente reputação e foi eleito um associado da Academia Real. Em 1802, quando tinha apenas 27 anos, tornou-se membro de pleno direito, e então começou a viajar por toda a Europa.

Veneza foi a inspiração de alguns dos melhores trabalhos de Turner. Onde quer que ele visitasse, estudava os efeitos do mar e do céu, em todo o tipo de clima. Sua formação foi como desenhista topográfico. Com os anos, no entanto, ele desenvolveu uma técnica de pintura própria. Em vez de apenas reproduzir o que via, Turner traduzia em cenas de uma expressão cheia de luz e de seus próprios sentimentos românticos.

À medida que envelhecia, Turner tornou-se um excêntrico. Exceto por seu pai, com quem viveu por 30 anos, não tinha amigos íntimos. Ele não permitia que ninguém o observasse enquanto ele pintava. Com o passar do tempo ele desistiu de comparecer às reuniões da academia. Nenhum dos seus conhecidos o via por meses. Turner continuava a viajar, mas sempre sozinho. Ele ainda realizava exposições, mas normalmente recusava vender os seus quadros. Se era convencido a vender um, ficava abatido por dias.

Em 1850 expôs pela última vez. Um dia desapareceu de sua casa. Sua governanta, após muitos meses, encontrou-o escondido em uma casa em Chelsea. Ele já estava doente há muito tempo, e morreu no dia seguinte: dezembro 19, de 1851.

Turner deixou uma grande fortuna que ele esperava que fosse usada para apoiar o que ele chamava de "artistas decadentes." Sua coleção de pinturas foi legada ao seu país. A seu pedido, foi enterrado na Catedral de St. Paul.

Embora conhecido por seus óleos, Turner é considerado um dos fundadores da pintura em aquarela de paisagens inglesas. Algumas de suas obras mais famosas são "Calais Pier", "Edifício Cartago Dido", "Chuva", "Vapor e Velocidade", "Burial at Sea" e "O Grande Canal de Veneza".

www.wikipedia.com.br/josephmallordwilliamturner
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/turner/

Dido building Carthage; or the Rise of the Carthaginian Empire





Raffaela G. Cesar, nº26

Nenhum comentário:

Postar um comentário